• english
  • english

Afonso O. Costa - Fábrica de Máquinas Agrícolas e Florestais, Lda.


A Nossa História

A empresa Afonso O. Costa - Fábrica de Máquinas Agrícolas e Florestais, Lda. surge em 1947, tendo como único responsável técnico e de produção, o seu fundador Afonso de Oliveira Costa.

No inicio a sua actividade centrava-se essencialmente no fabrico de alfaias agrícolas, nomeadamente debulhadoras de milho, moinhos de pedra, abre-regos para fresas e outros produtos para a agricultura. Mais tarde inicia também o fabrico de Reboques Agrícolas.

Durante o período de 1976 a 1991, desencadeia-se a construção das actuais instalações que permitiram à Afonso O. Costa o desenvolvimento de novas secções de serralharia/montagem e posteriormente tornearia, com uma área coberta de 2000 m2. Ainda no decorrer deste período, são realizados investimentos significativos na aquisição de diversas máquinas convencionais e um primeiro torno de comando numérico.

No ano de 1981, inicia-se um novo etapa da vida da Afonso O. Costa. O desenvolvimento de novos projectos, de novas ideias, fruto do trabalho da colaboração de recursos humanos qualificados e especializados, nomeadamente com o apoio de um licenciado em Engenharia Mecânica, permite o alargamento progressivo da sua gama de produtos. A Afonso O. Costa inicia o fabrico de Fresas Agrícolas, Escarificadores de Molas Simples e Duplas, Carregadores Traseiros e Machados para Rachar Lenha, entre outros.

Entre 1987 e 1994, mantendo a sua política de melhoria contínua, realiza vários investimentos para aquisição de novos equipamentos tendo o número de trabalhadores aumentado de 13 para 18. Em 1991 a Afonso O. Costa, redefinindo a sua estratégia de negócio, inicia o fabrico de equipamentos florestais, especificamente de Gruas e Reboques Florestais.

Em 1996 a Afonso O. Costa, até aqui com o regime jurídico de Empresário em Nome Individual, passa a Sociedade por Quotas.

Mantendo a estratégia de diversificação de produtos, em 1999 inicia o fabrico de uma Mesa Processadora de Eucaliptos para aplicação na traseira de tractores, passando posteriormente em 2001, a fabricar Cabeças Processadoras de Eucaliptos para aplicação em gruas florestais e giratórias.

A Afonso O. Costa conta com cerca de 30 colaboradores, infra-estruturas modernas, sistema de produção modernizado em termos de máquinas-ferramenta, possuindo quatro Centros de Maquinação CNC, quatro Tornos de Controlo Numérico, um Robô de Soldadura, um sistema de oxicorte e corte por plasma de alta definição, quinadeira e guilhotina CNC.

A aposta da Afonso O. Costa no sector florestal veio a mostrar-se a correcta sendo actualmente esta a sua principal área de negócio, na qual consolidou a sua posição e continua a inovar com novos produtos

Ver Apresentação

Ver Missão e valores